Recentemente comecei minha jornada na arena junto de um grande pala holy, meu amigo Gabard. Sunset começou a sua jornada na arena tb, junto de sua amiga Evye (tb pala holy).
Em arena, é possível perceber que Wotlk realmente deixou o bracket 2v2 desequilibrado, apesar de que ser POSSÍVEL a qualquer time derrotar qualquer outro, duplas como DK Blood + Pala Prot Stamina são um problema imenso para qualquer Lock+Druid por exemplo.
Bom, deixando de lado o fato de eu e Sunset estarmos engatinhando em Arena, vamos ao título do artigo. ;)
Alguns já leram sobre isso, alguns já ouviram falar, a maioria não faz ideia e a minoria utiliza deste recurso, pelo menos claramente.
Explicação resumida dos termos:
Reaction: É considerado ‘’reação’’ tudo aquilo que você faz em PVP que seja resposta a algo que aconteceu previamente, seja por algum estimulo visual (a animação de uma skill por exemplo, ou pelo effect da skill propriamente dito)
Prediction: É considerado ‘’predileção’’ tudo aquilo que você faz em PVP em resposta a algo que não aconteceu ainda, mas que pelo seu conhecimento do jogo/oponente você sabe que irá ser feito.
Tiradas as dúvidas iniciais vamos ao mais importante:
Há mais ou menos uns 3 meses, comecei a tentar aprimorar meus conhecimentos em relação às outras classes, para obter um rendimento melhor e li um artigo que falava sobre Prediction.
No começo eu errava e era game pro mage, hoje a situação é diferente, considerando que o Wowbr desbugou minha querida Nitro Boots! ;)
No começo do duel você normalmente sapa o mage e abre de Cheap Shot e tem tempo de soltar 1 Mutilate antes do Blink, pelos meus testes 80% dos mages fazem isso. A vantagem que você tem é a de saber que o Mage sempre Blinka em linha reta para frente, então vamos ao que eu tento fazer:
- Assim que o Mage leva o primeiro Mutilate eu uso Nitro Boosts na direção onde eu ‘’acredito que ele irá cair’’ e já encaixo um KS ou Eviscerate, dependendo da situação.
‘’Ah, mas e se você usar o Nitro ou o Sprint e ele blinkar para o outro lado?’’
Simples, você ganha um re-stealth e a vantagem de provavelmente já ter estourado a bolha do Mage. ;)
Lembrando que o CD do Blink é de 15 segundos então tente contar mentalmente para poder advinhar o 2º e 3º blink. (3 blinks num duel Rogue x Mage é pq ou os dois jogam muito bem, ou os dois não jogam porra nenhuma lol)
Com relação aos Mages, nós, Rogues, ainda podemos extrair outras vantagens que podem fazer a diferença crucial em um duel. Uma delas é como você joga contra o Ice Block. Eu particularmente, tento ficar na frente do mage e do counter com Gouge, quando ele sai do block. Aqui depende muito do seu adversário, sendo que alguns mages utilizam o Ice Block no começo do duel como trinket e logo saem do block e outros esperam até faltar 1~2 segundos para retirar o block. Nesse caso, prediction é utilizada para se aplicar o Gouge nos mages que dão IB e imediatamente cancelam e reaction para aqueles mages que esperam mais tempo, sendo que se você tiver uma net e pc bons, é perfeitamente possível ver o Ice Block saindo antes do mage blinkar.
Outra coisa fundamental em duels contra mages é saber utilizar o Vanish, de maneira que ele cancele alguma skill do seu oponente. Simples, se você utiliza o Vanish no momento exato em que uma spell irá acertá-lo, automaticamente você cancela a spell e entra em stealth - isso pode ser usado para cancelar polymorphs também por exemplo - e realmente é muito útil.
Já que estou falando do Vanish, vamos para os Warlocks. É possível ao Rogue ganhar do Warlock de maneira fácil, se o mesmo souber jogar contra certas skills:
- Death Coil
- Immolate
- Succubus
- Portal
Eu, particularmente não tenho obtido muito sucesso dando prediction no Death Coil, sendo que os Locks do meu server não jogam como a maioria dos bons locks da blizzard, os quais dão o Death Coil logo após o trinket para encaixar um combo.
Normalmente eu tenho saltado pra longe e dado vanish na esperança de anular um possível Death Coil mas só contra locks muito bons tenho obtido resultados, o que não é de todo ruim. :P
- Segue um vídeo mostrando o que acontece se o Vanish é ativado assim que a spell lançada atinge o rogue:
Mesmo assim fica a dica, a maioria dos locks que tiver a intenção de ganhar de um rogue usarão Death Coil logo após o trinket, tentando assim encaixar Stun/Immo/Chaos/Conf.
Com relação ao Immolate, você pode tentar duas coisas. Uma é tentar dar vanish-immune no Immolate, correndo o risco de levar stun na tampa e perder o vanish se não estiver ligado no cd do Swrath. Outra, é você ativar o Cloak of Shadows assim que o Immolate hitar, pq normalmente, o lock tenta aplicar curse assim que o Immolate atinge com sucesso o alvo.
Com relação a Succubus, Blind é muito útil no primeiro cast, se você conseguir aplicá-lo no momento exato em que ela for castar o charm e Gouge, Cloak podem garantir o game evitando os demais charms. No meu caso, como Undead, tenho um trinket extra contra Succubus então realmente não tenho problemas contra este pet.
Já com relação ao Summon, é um esquema no tipo do Blink, só muda que contra o blink o que importa é ele ter o CD livre, já com relação ao Summon, vai da quantidade de dano que o Lock levou, normalmente o Lock vai para o Summon assim que ele levar aquele Eviscerate de 5k+ bonito na orelha. Ou seja, assim que você acreditar que ele irá usar o summon para tentar encaixar um fear/bandage, já corra na direção do mesmo, ou largue um blind para evitar que ele vá, caso esteja com low health e sem sprint.
Por enquanto é isso, já escrevi horrores e tem muito ainda a ser dito com sobre este assunto, espero que este artigo ajude alguns de vocês e com certeza iremos mostrar muito de prediction no vídeo PVP que lançaremos em breve.
Continuarei o assunto assim que eu tiver um tempo livre, sendo que escreverei um artigo inteiro só sobre prediction nos duels Rogue x Rogue.
Abraços e sucesso a todos!
Dúvidas ou Sugestões, mandem mail in-game para Nydjer, no server Wow-Brasil Oficial.
Lok’thar!
Um comentário:
po Nydjer..põe ai o rogue x rogue q sao os duels mais legais..
;D
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